segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Regras da Nova Ortografia

Um dia desses recebi uma ligação do diretor do departamento onde trabalho questionando-me sobre o uso de "Pró-" na palavra "pró-ativo". Sua justificativa era que as regras da ortografia da Língua Portuguesa tinham sido modificadas e estava em dúvida de como escrevê-las. A palavra em questão era uma delas. Embora tenha dito a mim que tenha utilizado essa palavra pouco tempo atrás, estava inseguro quanto a sua grafia. Como eu sou professor de Português, ele achou por bem me pedir auxílio.
Bem, em relação ao ser professor de Língua Portuguesa, isso é verdade. Mas também acho que não é obrigação apenas do professor de língua dominar o nosso idioma. Ainda mais quando se trata de pessoa que precisa utilizar a forma culta da língua no seu cotidiano, como é o caso dele, diretor de departamento. De qualquer forma, expliquei que alguns prefixos como "pré-", "pró-" e "pós-" deveriam ser usados da mesma forma que antes da nova regra ortográfica.
Queridos leitores, mesmo assim, ele não se deu por satisfeito e foi consultar outras pessoas e livros. É o que dá ser do conhecimento de todos sua profissão de professor. Sempre acham que você sabe mais, ou deveria saber mais. Mesmo assim, não te dão crédito, pois essa profissão não é, por muitos, valorizada e admirada há muito tempo.
A propósito, aqui está a regra do uso desses prefixos para vocês que precisam, de uma maneira ou de outra, utilizar em seus atos de comunicação a forma culta, privilegiada, de nossa língua representada pela Ortografia Oficial da Língua Portuguesa.

Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen. Exemplos:
além-mar, além-túmulo, aquém-mar, ex-aluno, ex-diretor, ex-hospedeiro, ex-prefeito, ex-presidente, pós-graduação, pré-história, pré-vestibular, pró-europeu, recém-casado, recém-nascido, sem-terra. (TUFANO, Douglas, Michaelis - Guia Prático da Nova Ortografia. Melhoramentos, 2008.)

Portanto, caros leitores, aqui fica uma dica de como escrever dentro das novas regras ortográficas, caso precisem. Vocês também podem acessar sempre que quiserem na coluna da esquerda do blog o tópico sobre as Regras da Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Um abraço a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário