terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uso correto da Língua Portuguesa

Hoje, na sala de aula, falando sobre as várias possibilidades de nos expressarmos usando nossa língua, um aluno questiou o por quê de não se ensinar o Português corretamente aos nossos filhos desde a sua infância para que não cheguem na escola falando "errado". Não que os professores não estejam ensinam ou estejam ensinando errado, mas não deveriam deixar falarem "errado". Deveriam corrigí-los o tempo todo.
A questão é o que fará com esse menino nas demais horas em que ele não estará em contato com o professor de Português e nem com seus pais?
Inevitavelmente, ele estará ouvindo e lendo as mais variadas formas de se utilizar o nosso idioma que, por questões socioculturais, não são privilegiadas. Sabemos que o Português Culto ou Formal é um acordo sociopolítico que faz essa variação da língua portuguesa ser privilegiada.
Na verdade, não podemos e nem devemos restringir o contato de nossos filhos e/ou alunos a essas variedades linguísticas menos privilegiadas, menos valorizadas. O que devemos fazer é explicar que para se passar em Vestibulares, Concursos Públicos, Entrevistas de Emprego se faz necessário a utilização da norma culta, o que a gramática orienta. No entanto, o preconceito linguístico existe quando dizemos que nossos filhos/alunos estão falando ou escrevendo errado quando não estão utilizando a norma culta.
Ah, então devemos deixar falar de qualquer forma?
Claro que não!!!
Devemos estimular a Competência Linguística em nossos filhos/alunos para que saibam ser bons interlocutores em qualquer momento em que necessite se expressar utilizando nossa língua. Esse momento pode ser numa roda de amigos ou numa entrevista de emprego.
Então, o importante é que devemos entender que podemos e devemos utilizar as mais variadas formas de uso da Língua Portuguesa de acordo com o contexto/momento no qual estamos inseridos.
Chorão, do Charlie Brown Jr, por exemplo, tem uma grande competência linguística, pois sabe utilizar a Língua Portuguesa das mais variadas formas além de ser muito hábil nos mais diversos gêneros musicais. Vejamos dois exemplos:



Bem, existe diferença no uso que ela faz da língua nos dois clipes. Observe e tire a sua conclusão. Será que por ele variar a forma de se expressar está falando outra língua ou está falando errado? Ou será que ele está utilizando a mesma língua de formas diferentes, contudo reais?
Um abraço a todos e todas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário