domingo, 21 de agosto de 2011

Educação, educação, educação

Assistindo ontem ao programa Criança Esperança, que por sinal foi muito bom, uma frase de Didi me chamou muito a atenção e é muito pertinente repití-la neste momento. Ele falou que a solução dos problemas que as crianças sofrem se resumem em três palavras: "Educação, educação e educação".
Isso é uma enorme verdade. Levando-se em conta que Educação não é só relativa à disciplinas escolares e, sim, a tudo que envolve a formação de um ser para a cidadania, realmente com a Educação, todos os problemas seriam resolvidos.
O grande problema é que os que estão no poder, tanto Federal, quanto Estadual e Municipal sabem disso. Na verdade, não é nenhuma novidade. Mas continuam sem investir. Por que será? Eu respondo: não dá voto.
Mas o que dá voto, então? Obras que chamam a atenção imediata da população: viadutos, tapa-buracos, consertos de esgotos, reformas nos prédios de hospitais, escolas, delegacias. Tudo que seja superficial.
Mas, naquilo que seja a longo e médio prazo é "esquecido" ou ignorado.
Vejamos um exemplo concreto na cidade do Recife:
O prefeito tem investido nesses últimos dias no problema da mobilidade. Existem enormes engarrafamentos em qualquer hora nessa cidade. A população reclama muito. Então, ele resolveu tapar buracos, construir e alargar viadutos. Tudo bem. Isso é necessário. Mas por que não tem verbas quando tratamos de contratação de mais professores (uma boa parte é estagiário-regente), construção e consertos de quadras escolares, aumento de aula-atividade (a nova lei do magistério estipula 1/3 ou seja 33,33%, a prefeitura insiste em 20%), construção de mais escolas (as que existem não dão mais conta da quantidade de alunos matriculados e as salas estão superlotadas), entre tantas outras coisas.
Mas isso não fica apenas no nível municipal. Um jornal de grande circulação trouxe em sua capa uma reportagem sobre o índice de crianças sem problemas dentários devido ao não cumprimento da lei que exige que se use flúor na água que é tratada pela companhia de água e esgotos estadual.
É um absurdo. O mesmo governo que está prometendo tanto investimento para preparar Recife e região metropolitana para a Copa, não trata nossas águas adequadamente. Uma vez que essas crianças acabam perdendo os dentes precocemente, são afetadas em várias áreas de sua vida, inclusive na saúde e educação.
O mesmo acontece no âmbito federal, quando não se dá um tratamento adequado ao investimento que se faz na educação brasileira.
Portanto, não podemos ficar satisfeitos com essas obras ou propostas de obras que estão para ser realizadas. É uma obrigação dos que estão no poder fazer isso pela população que já paga tantos impostos. Devemos exigir mais. Principalmente na Educação para que, um dia, sejamos um país que acreditamos poder ser. 
O Brasil já deu muitos exemplos ao longo de sua existência do que pode realizar de positivo diante dos problemas. Então, que sejamos capazes de, finalmente, através da Educação, sermos um país do futuro, agora, no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário