sábado, 20 de agosto de 2011

Que país é esse?

O gênero musical é um dos que têm grande facilidade de levar algum tipo de informação à sociedade. Quanto mais pop, melhores as chances de ser escutado, curtido. O Legião Urbana, com seu punk-rock, foi, ainda é, e creio que ainda será por muito tempo um grande exemplo de banda que soube utilizar desse gênero para propagar suas ideias sempre atuais. Mesmo não sendo pop, foi popular e chegou a todas as classes sociais. Não foi por acaso que foi utilizada sua canção "Que país é este? na novela das nove da Globo. Muito pertinente o seu uso, pois fala de uma situação que ainda permanece e se perpetuará ainda por tantas gerações em nosso país.
Infelizmente, a sua magnífica letra é bastante representativa de nossa realidade; embora tenha sido escrita em 1978 (33 anos atrás) e relançada em 1987 (24 anos atrás).
Pois é, passa geração, chega geração, e a impunidade, a corrupção, a falta de investimentos na educação, segurança e saúde, os altos índices de violência, os altos impostos, a inflação, o desemprego, a compra ou troca de votos e favores no poder AINDA são notícia de jornais.
Gente, até quando o Brasil estará nesse marasmo, onde NADA acontece verdadeiramente para mudar essa situação?
Gente, até quando precisaremos de campanhas de solidariedade como Criança Esperança e Teleton para tentar apaziguar a miséria cultural, de saúde, de educação, de segurança etc que afligem esse país há centenas de anos?
Isso me deixa muitíssimo indignado. Parabéns às ONGs e campanhas como as citadas acima que tentam fazer algo que é DEVER do poder público nos oferecer GRATUITAMENTE. Até porque nós pagamos caro para termos tudo isso. Só que não temos.

Bem, para refletirmos um pouco melhor sobre esse assunto que já deveria estar no PASSADO, mas que insiste em estar em nosso PRESENTE, vamos curtir e refletir na letra de Legião Urbana, Que país é esse?


Que País é Esse?

Legião Urbana

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, minas gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai fica rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Doas nossos indios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário