sábado, 16 de julho de 2011

Saber Ler


Quando se fala em "Saber ler" muitos pensam em entender o que está escrito ou o que se é mostrado em fotos, figuras ou vídeos. Na verdade, Ler é muito mais do que "entender" o que está escrito, ou pintado, ou fotografado, ou mostrado através de vídeo ou de qualquer outra forma de mídia. É analisar criticamente. Quando sabemos ler, procuramos entender, analisar e reconstruir o significado da mensagem que está sendo veiculada. 
Trouxe um exemplo de dois vídeos sobre as sandálias Havaianas. Aquelas que "não desbotam, não soltam as tiras e não têm cheiro". Lembram? Só que, apesar de ser uma marca internacionalmente conhecida, sua publicidade está baseada em preconceitos ou, no mínimo, falta de conhecimento sobre o nosso país através de equívocos consolidados pelo tempo. Assista ao vídeo abaixo amplamente veiculado na tv e analise comigo alguns pontos muito importantes sobre a ideia que se está passando do povo brasileiro.


1º Ponto: A primeira foto a ser mostrada em referência ao Brasil é a do Cristo Redentor. Tudo bem que é considerado um dos mais belos monumentos do mundo. Claro que concordo que o Rio de Janeiro é uma das mais belas cidades do planeta. Mas por que é preciso sempre focar a propaganda do Brasil em cidades do Sudeste ou do Sul? Por que não valorizar as praias "sempre quentes" do Nordeste? Por que não exaltar a esplendorosa natureza, ainda conservada, da Amazônia?

2º Ponto: Ela (a francesa) olha para a foto de um passista negro (também carioca) e diz que o brasileiro "é o povo mais feliz do planeta". Poxa vida!!! Só morando na Europa e ser totalmente alienada para se ter uma ideia dessas. Mas essa AINDA é a visão dos estrangeiros (europeus e norteamericanos, principalmente) em achar que somos o povo mais "feliz" do mundo por termos samba, frevo e outros estilos musicais. Na verdade, somos mundialmente conhecidos pelo Carnaval e pelas lindas mulatas. Somos, sim, ricos culturalmente. Somos um povo democrático, onde a miscigenação racial e cultural impera por todo o território brasileiro. Mas também somos um povo sofrido por causa das injustiças, das discriminações, da miséria, do analfabetismo, da falta de investimento em Educação, Segurança, Saúde; também por causa dos corruptos que continuam sugando nosso dinheiro. Contudo, somos um povo que não se deixa abater; somos trabalhadores e batalhadores, que matamos um leão todo dia para sobrevivermos e procuramos, sim, ser felizes apesar de todos os problemas que nos afligem. Então, essa ideia de sermos felizes apresentando um sambista do carnaval carioca é totalmente equivocada ou incompleta.

3º Ponto: A moça decidir vir ao Brasil para passar sua Lua de Mel por  ter em nosso país todos os modelos das Havaianas é, no mínimo, cruel com o noivo dela. Em vez de vir ao Brasil para curtir junto com seu noivo os primeiros momentos do casamento, levando para sua terra natal recordações inesquecíveis, românticas, de um país lindo, com uma cultura inigualável etc, ela pretende vir ao nosso país para comprar "todos" os modelos das sandálias Havaianas. Como dizem: o importante é o "CARA TER".

4º Ponto: A revista que ela está folheando, falando do Brasil, mostra outro "produto nacional": a bela mulher brasileira. Ainda mais de costas, mostrando a "preferência nacional". Isso é, intencionalmente ou não, exploração sexual feminina. Mais uma vez, usa-se a mulher para chamar estrangeiros para o "turismo sexual". E essa propaganda aproveita-se disso. INFELIZMENTE!!! E, com isso, a francesinha desiste de vir ao Brasil para levar o seu noivo a uma outra cidade europeia, Veneza. Será ciúme, será inveja das brasileiras? Ou mera falta de informação? Veja o quanto de desinformação essa propaganda está veiculando. Por isso, devemos estar sempre atentos com as informações que nos chegam a todo instante pelos mais diversificados meios de comunicação. CUIDADO!!! Muitas delas são altamente destrutivas!!! Precisamos entender, analisar e criticar para compreendermos plenamente, a cada instante, o que chega aos nossos olhos e ouvidos para podermos ser cidadãos ativos e construirmos um mundo melhor.

Agora, vamos curtir alguns personagens do grande humorista nordestino Chico Anysio, o eterno "garoto propaganda" das Sandálias Havaianas.

P.S.: Assista com atenção, analise e construa sua compreensão!!! Um abraço a todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário