quarta-feira, 6 de julho de 2011

Que raça somos?

Professor manda estudante “voltar à África” e “clarear sua cor”

CARTA ABAIXO-ASSINADO
Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.
Favor divulgar em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.

O professor Cloves Saraiva e o estudante Nuhu Ayuba, que é nigeriano e está há três meses em São Luís.Segundo o Jornal Pequeno/Blog do John Cutrim, Nuhu Ayuba veio para o Brasil por meio do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelos ministérios  das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com instituições de Ensino Superior em todo o país.

Vejam que absurdo esta matéria. Foi até mostrada esta semana no jornalismo da Globo. Infelizmente, é uma verdade sobre preconceito racial que ainda se estende ao longo dos séculos em nosso país. Muitos negam, outros tentam esconder, mas ainda existe essa "doença" que só agride de maneira física e psicológica as suas vítimas. Que raça eu ou você temos? Antes de mais nada, somos todos SERES HUMANOS. Então, por que não nos comportamos como tal? Vamos pensar a respeito e mudar nossas atitudes, para que o mundo seja um local melhor para todos, independente de raça, credo, orientação sexual etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário